O Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove, a partir de 18 de julho, a maior retrospectiva japonesa já realizada sobre a obra de Oscar Niemeyer. Com curadoria de Yuko Hasegawa e expografia a cargo do escritório SANAA, cujo trabalho foi profundamente influenciado pelo arquiteto brasileiro, “Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” é um tributo ao arquiteto cujo último prêmio recebido antes de falecer em 2012 foi o Praemium Imperiale, concedido pela família imperial do Japão em 2004.
A mostra também marca os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, destacando o legado criativo desses países à luz dos Jogos Olímpicos – que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio em 2020.
As galerias do museu exibirão modelos de várias escalas de alguns dos edifícios mais aclamados de Niemeyer, colocados contra um pano de fundo branco que evoca a qualidade radiante da luz natural dos trópicos. Vídeos documentando aspectos do cotidiano de Niemeyer, bem como uma coleção de documentos que mostram o processo de concepção e construção dos edifícios de Brasília, também serão exibidos na mostra.
“Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” será inaugurada no dia 18 de julho e permanece em cartaz até 12 de outubro no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.
Título
Oscar Niemeyer: The Man Who Built BrasiliaTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
18 de Julho de 2015 10:00 AMAté
12 de Outubro de 2015 06:00 PMOnde
Museu de Arte Contemporânea de TóquioEndereço